Devo mobiliar o apartamento para locação ou não?

Essa é uma questão que divide proprietários e que não possui uma resposta muito precisa.

Eu vejo da seguinte forma:

Primeiramente, vai da proposta do proprietário. O que ele quer?

Mobiliar o imóvel, e cobrar um pouco mais? Ou cobrar um aluguel mais barato para alugar mais rápido e assim, reduzir os custos oferecendo o espaço sem os móveis?

Parece mais razoável deixar imóveis grandes sem os móveis. É caro mobiliar um imóvel grande, o desgaste com o uso vai acabando com os móveis gradativamente. A reposição será cara. O valor do aluguel, portanto, deve cobrir esses custos. Será que vale a pena?

Por outro lado, imóveis pequenos, kitnets, possuem um valor de aluguel menor, portanto espera-se que fique alugada o maior tempo possível, e uma kitnet mobiliada aluga muito mais rápido do que uma vazia. E é perfeitamente possível mobiliar um espaço pequeno e simples com móveis usados, porém de qualidade considerável.

Para quem tem muitos imóveis de aluguel e tem tempo para se dedicar a eles, eventualmente consertando móveis ou trocando-os, talvez valha a pena mobiliar.

Mas para quem tem apenas um apartamento que aluga esporadicamente, talvez valha mais a pena oferecê-lo sem os móveis. Será um item a menos para se incomodar.

Enfim, mobiliar um apartamento ou kitnet para locação não é uma questão tão simples, porém com alguma ponderação em relação à proposta e disposição de tempo e energia, do proprietário, para futuras manutenções, é bem possível chegar a uma conclusão razoável.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *